23
set
08

Paixão vs Amor.

Primeiro vamos ver algumas definições:

“A paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio. ‘
Fonte: Wikipédia

“A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.”
Fonte: Wikipédia

Eu particularmente, sempre achei que a paixão nada mais é que um simples adolescente, isso mesmo! Ora, o apaixonado é impulsivo, inseguro, perde a razão, quer sempre a pessoa perto, é egoísta pra caramba. Mas ainda tem a parte gostosa da coisa como, por exemplo, o coração batendo forte, euforia, alegria, encanto. Poxa, apesar dos contras, está apaixonado é muito bom. Mas, segundo li, não chega há durar três anos.

Já acredito que o amor é aquele mesmo adolescente, mas agora amadurecido, pensante, e, ao contrário da paixão, ela está ligado diretamente à razão. Por que não é o amor que é cego, e sim a paixão. Na paixão, a pessoa só vê coisas boas no outro, já o amor aceita de braços abertos a pessoa amada, mas conhece suas virtudes e seus defeitos. O amor é decisão, “eu decidi que quero essa pessoa com suas virtudes e defeitos”. Não há engano.

Então eu digo, apaixonem-se, pois apesar dos efeitos colaterais, a paixão é simplesmente um adolescente, que um dia poderá amadurecer e se transformar em amor.

A definição de amor e paixão, mas bem criada (em minha opinião), foi feita pela agência W/Brasil tendo como cliente a Garoto. É a propaganda do Serenata de Amor. Confesso que quando assisti pela primeira vez eu disse, “Poxa, é isso mesmo!”.

Segue a propaganda e o texto do Serenata de Amor, e não se esqueçam. Apaixonem-se!

“Segundo alguns psicanalistas, quando se apaixona, você não se relaciona com alguém de carne e osso, mas com uma projeção criada por você mesmo, e a projeção que fazemos é de um ser absolutamente perfeito. Mas depois de um período, a projeção acaba e você passa a enxergar de verdade a pessoa com quem está se relacionando. Variavelmente, algumas virtudes do parceiro ou da parceira vão embora junto com a projeção, outras ficam e se o que ficou de cada um for o suficiente para os dois, a relação perdura, caso contrário, ninguém sabe o que faz o botãozinho ligar e iniciar uma nova projeção, mas fortes indícios apontam para o único e delicioso suspeito:
O SERENATA DE AMOR!
O amor é inexplicável, mas tem coisas que você pode entender…”

Anúncios

1 Response to “Paixão vs Amor.”


  1. 1 Chris Andrade
    setembro 24, 2008 às 1:38 pm

    Eu to apaixonada…

    Sniff! Será que estou chata assim? hahahaha

    Vc só esqueceu de dizer se a paixão é tão cega qto o amor!

    Beijos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Páginas

setembro 2008
D S T Q Q S S
    out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Blog Stats

  • 213,541 hits

%d blogueiros gostam disto: