17
set
08

Linux vs Windows


Vivemos hoje em um dilema, usar Linux ou Windows? A nivel de custo e estabilidade a resposta lógica é Linux. Mas vem a pergunta: “Se é tão lógico, por que não se usa tanto Linux?”

Sabemos que há muitos anos somos massacrados pelo monopólio do Sistema Operacional e nem percebemos. Só falamos no Windows, só compramos o Windows, só usamos o Windows. Sabemos o que ele nos oferece e somos gratos por isso. Esquecemos de conferir o que os concorrentes têm a oferecer.

E assim Bill Gates abusou de nossa boa vontade lançou produtos inacabados e colocou os preços nas nuvens – se tornou o homem mais rico do mundo e foi feliz para sempre.

Em 1991, o finlandês Linus Torvalds lançou o Linux, um sistema operacional revolucionário que prometia bater o Windows. Hoje, no Brasil, segundo a Istoé, ele funciona em 27% dos servidores de rede e em 5% dos micros domésticos. Na maioria das Procuradorias, o Linux é o sistema operacional escolhido para hospedar as páginas (Internet e Intranet) da instituição.

As principais diferenças entre os dois são:

1) O Windows tem código fonte fechado, isto é, ninguém pode alterá-lo, só o fabricante tem acesso para corrigir os erros ou aperfeiçoá-lo. Ao contrário, o Linux não tem segredos e há vários grupos trabalhando em seu desenvolvimento e criando versões de acordo com as diversas necessidades do mercado.

2) Uma única cópia do Windows está sendo vendida em média por R$500,00 (quinhentos reais) enquanto o Linux é distribuído, sem limite de instalações, cobrando-se apenas os preços dos manuais e da mídia.

3) O Linux é estável, praticamente não trava, trabalha como um verdadeiro sistema operacional multitarefa. No Windows freqüentemente temos que pressionar Ctrl+Alt+Del e reiniciar o computador.

4) Há uma grande oferta de aplicativos para o Windows, principalmente jogos, o que o torna o preferido dos usuários domésticos. No Linux há programas para editar imagens, digitar textos, acessar a Internet, mas quanto aos jogos ele deixa a desejar.

5) O Linux tem procedimento de instalação potencialmente mais difícil e só é recomendável a usuários experientes fazê-lo sem assistência.

E porque usamos ainda tanto o Windows (inclusive eu)? Simples! A inércia e o comodismo, próprios de nossa rotina de trabalho, inibe inovações. Atualmente é melhor evitar dor de cabeça com usuários com preguiça de aprender o novo mais cômodo manter o que está. Mas acredito que isso em breve vai mudar.

Eu prometo que hoje mesmo estarei instalando o Linux no meu micro e começarei a trabalhar com ele.

Anúncios

0 Responses to “Linux vs Windows”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Páginas

setembro 2008
D S T Q Q S S
    out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Blog Stats

  • 213,810 hits

mais acessados


%d blogueiros gostam disto: